Aurismar Mazinho Monteiro

Uma pena meramente entusiástica.

Textos


15 de outubro - Dia do Professor
 
Ao mestre, à mestra...
 
Parabéns a esses profissionais que compartilham seus saberes, na medida do que existe em suas bagagens - física e moral - e está ao seu alcance... Todavia, direciono parabéns especiais aos que se dedicam a compartilhar ensinamentos, numa relação mútua de aprendizagem, cujo mister de ensinar exercem imbuídos de verdadeiro espírito de bem, extraindo de si conhecimentos e recursos muito além do que lhes foi transmitido nas instituições formadoras, seja por descaso, em vista da ausência de vontade política do poder público, seja por mero desinteresse de setores privados, na proporção das respectivas áreas de competência e/ou interesses... mas que, não obstante as omissões pertinentes, permanecem compromissados com a séria transmissão de valores positivos aos seus discípulos. A esses compromissados, enalteço repetindo: meus parabéns especiais. E esses docentes se tornam ainda mais merecedores dos louros quando seus formandos são pequeninos, ou seja, quando seus alunos compõem a sensível e importantíssima fase da educação infantil. Isso porque o compromisso de ensinar/formar, todos sabemos, está muito além dos meios que são colocados na bagagem do educador. Bagagem esta que requer, indubitavelmente, maior atenção responsável do Estado e das instituições no respectivo processo de formação magisterial, a cujos integrantes são atribuídos o dever e a pesada responsabilidade de formar  - e também transformar - os cidadãos discentes.
Avante, professores! Honra e glória a todos vocês que, em parceria com os núcleos familiares e alguns poucos agentes públicos e/ou particulares dedicados, são responsáveis pela formação de bons condutores sociais, ainda que forças lhes faltem, ante a negativa dos recursos - de ordem material e imaterial - necessários ao pleno exercício da nobre missão: a arte de ensinar.

Aurismar Mazinho Monteiro
AURISMAR MAZINHO MONTEIRO
Enviado por AURISMAR MAZINHO MONTEIRO em 15/10/2013
Alterado em 23/08/2021
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras