Aurismar Mazinho Monteiro

Uma pena meramente entusiástica.

Textos


              Às crianças, pelo Dia do Palhaço - 10 de dezembro


                   Era uma vez uma casinha simples coberta de palha e aço que ficava depois de um grande penhasco. Nela morava dona Idália com seu filho, Eulálio, que era palhaço. Dona Idália vendia palhas de Itália e palha de aço pelos arredores do penhasco.
                    Num dado dia, no mês de março, após um temporal, Eulálio queria subir numa escada de aço para ajeitar a cobertura, que havia ficado com falhas, colocando mais palhas e aço. Sua mãe, preocupada, disse-lhe para ter cuidado nessa tarefa de consertar a cobertura com mais palha e aço. Eulálio, querendo deixá-la tranquila, disse: - Mãe, não se preocupe, nada me atrapalha e a escada é de aço. Não irei cair, vai ficar tudo arrumadinho, com novas palhas e o aço. E subiu na escada. Num determinado momento, Eulálio desequilibrou-se e, como um palhaço destrambelhado, caiu da escada em cima de um monte de palhas de aço, que estava perto de umas palhas e mais aço. Como ele era brincalhão e não tendo se machucado, ficou dando gargalhadas, brincando com as palhas de aço, as palhas e o aço. Aí, dona Idália, meio assustada, falou: - Eulálio, eu sei que você é um palhaço, mas deixe de palhaçada! Não brinque com as palhas e o aço! E arrume logo minhas palhas de aço, seu palhaço!
 

Palha de Itália = palha de certa espécie de trigo da Itália, usada na fabricação de chapéus, bolsas etc.
 
Imagem: Google – flogão.com.br
AURISMAR MAZINHO MONTEIRO
Enviado por AURISMAR MAZINHO MONTEIRO em 12/12/2011
Alterado em 23/08/2021
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras